A dieta low carb, que virou tendência, só é perigosa para a gestante — ou não — quando é feita sem o acompanhamento de um nutricionista. Para quem não sabe, nesta dieta você restringe o consumo de carboidratos, como arroz, macarrão, pão e batata. Ela foi usada, por exemplo, pela atriz Deborah Secco para perder alguns quilinhos depois da gravidez de Maria Flor.
Para fazer uma dieta low carb responsável durante a gravidez, é importante não basear sua alimentação apenas em dicas encontradas nas redes sociais de celebridades e blogueiras. Carboidratos fornecem energia e, por isso, são essenciais para o bebê. A gestante pode trocar carboidratos simples e refinados por opções complexas, como arroz, pães e massas integrais. Mesmo assim, é preciso moderação; já que são alimentos processados.
Ao adotar a dieta low carb, a futura mamãe precisa de orientação profissional sobre três itens:
1- Quantidade e qualidade das proteínas consumidas
Se a gestante consumir apenas proteínas ruins, ela pode elevar sua glicose. O índice glicêmico (velocidade que o alimento libera glicose no sangue) alto leva à diabete gestacional. Além disso, há o risco de disbiose (desequilíbrio da flora intestinal) e da formação de cálculos renais.
2- Proporção de micro e macronutrientes
É importante existir um equilíbrio no cardápio entre gordura e proteínas. A gestante também deve adotar uma dieta mais rica em frutas, legumes, verduras e cereais de qualidade, onde é possível encontrar fitoquímicos e fibras.
3- Consumo de carboidratos de baixo índice glicêmico
Verduras, legumes e frutas têm baixo índice glicêmico (menor que 55) e garantem maior sensação de saciedade. Quando a gestante faz uma dieta muito restritiva, é comum compensar o desejo com opções industrializadas pouco nutritivas, que só fornecem calorias.
É importante lembrar que dietas muito restritas, sem o acompanhamento profissional, podem comprometer o crescimento fetal e, consequentemente o peso do bebê ao nascer. Por isso, busque orientação de uma nutricionista de sua confiança.
Leia mais:
Comentários