CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

Você é o que você come. Se anda sempre resfriada, por exemplo, sua alimentação pode ter mais relação com o seu sistema imunológico do que você imagina. Uma dieta equilibrada, ao lado da prática regulares de exercícios físicos, aumenta a imunidade do corpo e reduz o risco de diversas doenças, como a gripe tão comum nessa temporada.  

São os anticorpos da mãe que protegem o feto durante os primeiros meses de vida. Apesar disso, devido às alterações hormonais, elas ficam com baixa imunidade e enfrentam o desafio das restrições em relação aos medicamentos para evitar complicações para ela e o bebê.

Portanto, o ideal é sempre prevenir a enfermidade; se tornando imprescindível o fortalecimento do sistema de defesa do corpo durante essa fase. Por isso, confira 7 alimentos que auxiliam o nosso sistema imune:

1- Alho

É fonte de alicina, substância que atua como um antibiótico natural e é rica em vitaminas A, B1 e B2, C e minerais, dentre eles o enxofre. Ele estimula a resposta imunológica e auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos, melhorando a circulação. Além disso, contribui na redução do colesterol ruim (LDL), dos triglicerídeos e pressão alta.

2- Cebola

Tem quercetina, poderoso composto que fortalece o sistema imunológico e previne doenças virais e processos alérgicos. Além disso, é rica em fitoquímicos, que têm propriedades antioxidantes, com ação positiva sobre o sistema imune.

3- Frutas cítricas

Laranja, limão, kiwi e acerola são frutas ricas em vitamina C, que fortalece o sistema imune ao aumentar a produção de glóbulos brancos (células de defesa) e anticorpos no organismo. Essa substância também atua como um antioxidante; combatendo os radicais livres, responsáveis por atacar as células sadias do nosso corpo.

4- Vegetais verde-escuros

Couve, agrião, almeirão, espinafre e folha de brócolis têm ácido fólico, além de vitamina A, B6 e B12, essenciais para a imunidade.

5- Oleaginosas

Noz, amêndoa e castanha são ricas em vitamina E, nutriente que controla a resposta inflamatória durante um processo infeccioso.

6- Gengibre

Reduz a inflamação no organismo, tem ação bactericida e conta com altas taxas de vitamina C, que fortalece o sistema imunológico e é antioxidante. Ele ajuda ainda na circulação sanguínea. A má circulação é muito comum entre as grávidas.

7- Tomate

Fonte de betacaroteno, substância que ajuda as células do sistema imune por suas propriedades antioxidantes (combate os radicais livres).

Uma nutricionista de sua confiança pode orientá-la adequadamente sobre como montar uma dieta equilibrada para mantê-la mais saudável.

 

Leia mais: