O ácido fólico entra em cena na vida da mulher antes mesmo da gestação, durante sua fase de tentante. Uma nutrição adequada facilita a ocorrência da gravidez e é fundamental para a constituição de boa “célula matriz” na hora da concepção. O ácido fólico, uma vitamina do complexo B, protege o feto das malformações. Assim, o ideal é começar a adotar uma dieta rica na oferta desse nutriente, ou mesmo uma suplementação, três meses antes da concepção. Em quantidades adequadas, o ácido fólico tem ação preventiva, propiciando o correto fechamento do tubo neural do feto, o que ocorre nas primeiras quatro semanas de gestação. Ele também ajuda no desenvolvimento da medula espinhal.
Um estudo realizado pela Radboud University in Nijmengen (Holanda) demonstrou que mulheres que tomaram o suplemento tiveram 20% menos chance de ter filhos com problemas cardíacos congênitos. Outra pesquisa, da Universidade do Texas (Estados Unidos) revelou que, se o suplemento for usado por um ano antes ou mais da concepção, há um risco menor de parto prematuro. As condições de saúde da mulher antes e durante a gestação influenciam diretamente na gravidez.
A Organização Mundial da Saúde recomenda, em média, a ingestão de 0,4 mg/ dia de ácido fólico para adultos saudáveis. Essa taxa sobe para 0,6 mg/ dia no caso das gestantes.
DIETA RICA EM ÁCIDO FÓLICO
O que comer:
- Vegetais de folhas verde-escuras: couve, espinafre, nabo, aspargos, brócolis
- Fígado
- Lentilhas
- Quiabo
- Feijão preto
- Grão de bico
- Frutas cítricas: laranja, limão, mexerica, acerola
- Ervilha
- Abacate
- Semente e nozes
- Couve-flor
- Abóbora
Normalmente, a recomendação é de que a ingestão de ácido fólico deve permanecer por todo o primeiro trimestre da gravidez. Mas essa indicação deve ser feita por um obstetra e/ou nutricionista, de forma individualizada. Cada mulher tem uma necessidade diferente. Aquelas que são obesas ou fazem uso de medicação contínua têm dosagens muito específicas. Por isso, busque a orientação de um especialista.
Leia mais:
- Suplementação na gravidez: o que você precisa saber
- Como lidar com os pitacos durante a gravidez?
- O mito da “sorte” do filho que come fruta
Comentários