Indo na contramão da Europa e dos Estados Unidos, o Brasil ainda está muito longe de tratar a questão dos agrotóxicos de maneira exemplar. Todos os anos são utilizados 7,3 litros de agrotóxico para cada habitante do país. Volume que, em 2017, resultou em 11 registros de intoxicação por dia!
Enquanto não podemos contar com leis mais rígidas em relação a esse abuso, o que resta é cuidar dos alimentos que compramos para a nossa família, lavando um por um para retirar resíduos, micro-organismos e pesticidas.
E a substância mais eficaz nessa missão é o bicarbonato de sódio. Um estudo norte-americano divulgado pela revista científica Journal of Agricultural and Food Chemistry mostrou que a mistura de bicarbonato de sódio e água, na proporção de 10 mg/l, pode remover em 15 minutos resíduos de tiabendazol e phosmet que estiverem na superfície das frutas. Um ótimo resultado!
E essa solução também pode ser usada com legumes e verduras! Lembrando que todos os alimentos possuem agrotóxicos, mas também estão contaminados com germes. Por isso, o ideal é lavar primeiro com bicarbonato e depois com água sanitária ou vinagre, na proporção de uma colher de sobremesa para um litro de água.
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) sugere algumas atitudes para minimizar a exposição a resíduos de agrotóxicos. A primeira é escolher alimentos rotulados com a identificação do produtor, o que pode ajudar no comprometimento dos produtores em relação à qualidade dos produtos.
A segunda é que optar por alimentos orgânicos ou de sistemas agroecológicos, os alimentos de “época”, de cada estação. Em média, eles recebem uma carga menor de agroquímicos.
Enquanto o governo não faz a sua parte, façamos a nossa!
Comentários