CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

Com as pessoas se preocupando cada vez mais com alimentação saudável, o mercado fica em constante evolução para suprir todas as necessidades que vão aparecendo com o tempo.

E com certeza, um dos principais investimentos é a variedade de tipos de açúcar e adoçante para quem procura por opções menos nocivas para a saúde. Sucralose, ciclamato, sacarina, açúcar mascavo, açúcar de coco… São tantos tipos e fórmulas que a gente chega a perder a conta.

O que não falta são opções, mas é sempre bom lembrar que, do orgânico ao cristal, açúcar é açúcar, e o que faz diferença mesmo é a quantidade de consumo. Não adianta comprar a última novidade do mercado e usar de forma abusiva; vai fazer mal do mesmo jeito.

Tendo isso em mente, algumas variedades podem ser mais interessantes na hora de adoçar (mas só um pouco, hein) algum prato ou bebida.

O açúcar light, por exemplo, tem um índice calórico bem mais baixo do que o tradicional. Um cafezinho, por exemplo, precisa de seis gramas de açúcar refinado e dois gramas do light para ficar com o mesmo sabor. Mas contém sacarose e, por isso, não é indicado para diabéticos.

Já o açúcar orgânico tem a vantagem de não conter ingredientes artificiais ou agrotóxicos em nenhuma etapa do seu ciclo de produção. Ele é considerado natural desde o plantio, sem adubos e fertilizantes químicos, e tem o mesmo poder adoçante do açúcar refinado.

Queremos encorajar você a experimentar uma vida sem açúcar ou, pelo menos, com uma quantidade bem reduzida. Para provar que além de possível isso também pode ser saboroso, escolhemos três receitas de sobremesas que utilizam ingredientes alternativos ao produto.

Petit gâteau sem açúcar

por WOW! Nutrition

Ingredientes

150 gramas de margarina (use a versão light)

150 gramas de chocolate diet grosseiramente picado

1 colher de sopa de cacau em pó (5 g)

1/2 xícara de chá de farinha de trigo peneirada (120 g)

3 unidades de gema de ovo

3 unidades de Ovo

1/2 xícara de chá de adoçante em pó

Modo de preparo

Derreta a margarina com o chocolate em banho-maria, misturando até obter um creme homogêneo. Junte o cacau e a farinha de trigo, misture até ficar homogêneo e reserve.

Bata as gemas, os ovos e o Tal e Qual na batedeira regulada em velocidade média até formar um creme aerado. Misture delicadamente, para não perder a aeração, ao creme reservado.

Distribua em 10 formas de petit gateau (7,5 cm de diâmetro x 5 cm de altura), untadas com margarina e polvilhadas com cacau em pó. Leve ao forno quente pré-aquecido (250º C), e asse por cerca de 9 minutos ou até que a superfície esteja opaca, com aparência de assada.

Desenforme e sirva ainda quente, acompanhado do sorvete de sua preferência. Rende 10 unidades.

Muffin de nozes e mirtilos

por Sophie Dupuis-Gaulier, do livro Sobremesas sem Açúcar

Ingredientes

1/4 xícara de fubá

3/4 xícara de chá de farinha de trigo

1 colher de chá de fermento químico em pó

40 gramas de manteiga sem sal ou 3 colheres (sopa) de óleo de canola

1 unidade de Ovo

1/4 xícara de leite semidesnatado

5 colheres de sopa de adoçante em pó para uso culinário

50 gramas de nozes picadas

100 gramas de mirtilo frescos ou congelados

Modo de preparo

Em uma tigela, peneire o fubá, farinha de trigo e fermento. Derreta a manteiga. Em outra tigela, misture o ovo, leite, manteiga derretida (ou óleo) e o adoçante. Acrescente os ingredientes secos a esse preparo aos poucos, misturando bem a cada adição para obter uma massa densa e pastosa. Junte as nozes e os mirtilos.

Coloque as forminhas de papel em uma forma para muffins (ou forminhas individuais) untada com manteiga. Asse por 25 minutos ou até que fiquem levemente dourados.

Bolo de banana sem açúcar e sem glúten

por Carmen Sanson Abourihan e Rubia Iubel (Gastronomia PUC-PR)

Ingredientes

4 unidades de banana caturra bem madura

1/2 xícara de uva passa preta

3 unidades de Ovo

1/3 xícara de chá de óleo

1/3 xícara de chá de aveia em flocos (no caso de optar por uma preparação sem glúten, já há no mercado a aveia sem glúten)

1 xícara de chá de farinha de arroz

2 colheres de sopa de fermento químico em pó

1 colher de chá de canela em pó

1/2 xícara de chá de nozes e amêndoas grosseiramente quebradas

Modo de preparo

Unte e enfarinhe a forma com a farinha de arroz e pré-aqueça o forno em 180 graus C. Bata no liquidificador as bananas, passas, ovos e óleo. Coloque a mistura em uma tigela e acrescente a aveia, farinha, canela, nozes/amêndoas e o fermento.

Misture delicadamente com uma colher até ficar homogêneo. Coloque a massa na forma e asse por 20 minutos em forno 180 graus C.