O leite materno tem todos os nutrientes que a criança necessita para crescer e se desenvolver com saúde. Nesse período da amamentação, muitas mulheres ficam na dúvida do que devem comer e evitar já que a dieta influencia na qualidade do leite, especialmente no teor das vitaminas.
Outra preocupação comum entre as mulheres neste período é perder os quilinhos extras da gestação e voltar ao peso antigo. Tenha atenção aos regimes malucos! Essas dietas restritivas podem acabar prejudicando a saúde do seu filho.
A Organização Mundial de Saúde recomenda o aleitamento materno exclusivo até os 6 meses de idade e o prolongamento até os dois anos
O ideal é manter uma alimentação equilibrada, rica especialmente em proteínas, cálcio e ferro. O consumo exagerado de gorduras trans, por exemplo, eleva a concentração desse tipo de gordura no leite materno, aumentando a massa gorda do recém-nascido.
Confira abaixo o que você deve comer e evitar durante a amamentação:
NÃO INDICADO
Podem deixar o bebê sonolento e atrapalhar o seu apetite; interferindo no seu ganho de peso. Além disso, diminuem a absorção de nutrientes pela criança e oferecem riscos para as suas células nervosas.
- Adoçante aspartame
Pesquisas apontam que essa substância oferece risco ao bebê na gestação e amamentação. Prefira açúcar mascavo, mel ou adoçante do tipo sucralose.
EVITAR
- Cafeína
Pode aumentar a irritabilidade da criança, além de dificultar o seu sono. Modere a ingestão de café, chás, refrigerantes e chocolate.
- Alimentos que causam gases, como repolho
Tudo aquilo que lhe causa gases tem a possibilidade de provocar o mesmo efeito na criança. Observe e evite.
- Industrializados
Produtos industrializados são fonte de conservantes e gordura trans, prejudiciais à saúde. Diminua o consumo de salgadinhos, biscoitos e embutidos. Dê preferência aos alimentos frescos.
CONSUMIR
- Água
A correta hidratação é essencial para a produção adequada de leite. Deixe uma garrafinha sempre à mão.
- Frutas, legumes e verduras
Elas são fontes dos mais variados tipos de nutrientes e vitaminas, além de serem ricas em fibras; essenciais para o bom funcionamento do intestino.
- Carne, frango, peixes, ovos e leite
Fontes de proteínas e energia. Dê preferência às opções menos gordurosas.
E lembre-se: a amamentação não é uma “prisão”. Você pode comer o que gosta sim; basta ter bom senso.
Leia mais:
Comentários