Pode até parecer uma frase feita, mas não tem jeito: a saúde começa mesmo é pela boca! E na gravidez, período que demanda tantos cuidados, é momento também de prestar atenção aos dentes. Além, é claro, das idas aos dentistas, a alimentação equilibrada tem papel primordial aqui, tanto para a saúde bucal da mãe quanto para a do bebê.
E esse período pode ser aproveitado para a criação de bons hábitos, começando por manter uma dieta equilibrada. Higiene reforçada e ingestão de alimentos ricos em cálcio podem afastar problemas como cáries. Atenção especial deve ser dada para a necessidade de maior frequência alimentar que, em alguns casos, ajuda a evitar enjoos. Isso é importante porque os vômitos e a saliva mais abundante e ácida também podem predispor ao aparecimento de cáries.
Fique atento às dicas para manter a saúde bucal em dia:
– Mantenha distância de cigarro e bebidas alcóolicas.
– Melhor evitar doces. O açúcar natural de alguns alimentos é suficiente para suprir as necessidades das mamães. Então, é melhor resistir aos chocolates, sorvetes, balas e biscoitos.
– A maior quantidade do cálcio presente no nosso organismo está nos dentes e nos ossos. Durante a gravidez, o corpo se prepara para absorver melhor esse nutriente, promovendo armazenamento suficiente para mãe e filho. Então, é necessário ingerir alimentos ricos em cálcio. Alguns deles são:
– Leite e derivados
– Sardinha
– Espinafre
– Feijão
– Ameixas secas
– Brócolis
E atenção: na gravidez, o cuidado com a higiene bucal deve ser redobrado. Em alguns casos, a escovação é dificultada porque algumas mulheres sentem náuseas. Fazer bochechos ou mesmo tomar um pouco de água antes da escovação pode ajudar.
Comentários