CONSULTÓRIO: (31) 99169-3555

A dieta para mulheres vegetarianas  deve ser especial durante a gestação. É necessário um cardápio equilibrado e, em alguns casos, recomenda-se a suplementação. Mas tudo com acompanhamento de um profissional, ok? 

 

E mais: tudo deve ser muito individualizado. Primeiro, é preciso entender qual é o grau de evitação de alimentos de origem animal da gestante. 

 

Vegetarianos estritos: não consomem nenhum tipo de carne (vermelha ou branca, inclusive frutos do mar), laticínios ou ovos em sua alimentação;

 

Ovolactovegetarianos: é o tipo de vegetarianismo mais comum. Não consomem nenhum tipo de carne (vermelha ou branca, inclusive frutos do mar), mas comem laticínios e ovos. 

 

Lactovegetarianos: não consomem nenhum tipo de carne (vermelha ou branca, inclusive frutos do mar) ou ovos, mas comem laticínios. 

 

Veganos: não consomem nem utilizam nenhum produto de origem animal por motivações éticas. Alimentação, vestuário, espetáculos ou qualquer outro tipo de atividade que envolva sofrimento animal. 

 

Se bem balanceada, a dieta vegetariana não traz qualquer qualquer prejuízo ao desenvolvimento do bebê e saúde da mãe, uma vez que atendem a maioria dos objetivos nutricionais. O cuidado deve ser com a carência de nutrientes com vitaminas D, Ferro, vitamina E e colina, nutriente essencial que faz parte do complexo B de vitaminas.

 

Mas, não há nada que não possa ser substituído. As deficiências nutricionais geralmente podem ser resolvidas com pequenas alterações dietéticas ou suplementação, como produtos alimentícios vegetarianos fortificados, incluindo alguns leites não lácteos, similares de carne e cereais matinais. Esses produtos são ricos em nutrientes, como cálcio, ferro, zinco, vitamina B12, vitamina D, riboflavina e ácidos graxos ômega 3.

 

A proteína, que é muito associada à carne e ovos como fonte, também pode ser facilmente encontrada em vegetais, grãos, legumes e nozes, com a mesma qualidade. O importante, gente, é entender nutrir-se bem antes, durante e após a gravidez é essencial não só para a sua saúde, mas, principalmente, para o desenvolvimento do seu filho.