CONSULTÓRIO: (31) 99169-3555

“A partir de segunda feira vou planejar melhor a janta; “vou pedir pizza hoje, porque eu mereço depois de chegar em casa esse horário”.

Quantas vezes você já usou esse tipo de desculpa na hora de pensar no que vai comer?

Não tem jeito! Para conseguir manter uma rotina de alimentação saudável tem que ter planejamento.

Quando você tem os alimentos certos na geladeira, fica fácil se alimentar bem.

Tem dias em que o cansaço bate mesmo, mas existem alguns ingredientes-chave que rendem refeições rápidas, saudáveis e super saborosas.

 

Peito de frango

O frango é uma proteína magra que rende várias opções de alimentação. É barato, fácil de armazenar e preparar. Para facilitar sua vida, congele ele já temperado – mas sem sal (o sal desidrata a carne). Dá pra fazer em formato de iscas ou filé grelhado, desfiado na salada, cozido com legumes e várias outras opções, variando os temperos para não ficar previsível.

Atum

Esse peixe carrega vários nutrientes que são ótimos para a saúde: ômega-3, selênio e vitaminas D e B12. É fácil encontrar sua versão enlatada nas prateleiras dos supermercados, e por já vir cozido facilita muito. As saladas feitas com atum, além de fáceis, ficam saborosas, e podem valer por uma refeição.

Tente essa:

1 lata de atum misturada em 2 xícaras de macarrão integral cozido (pode ser parafuso, farfalle, penne… o que você preferir), milho, tomate, ervilha, cebola, e o que mais você preferir. Fica uma delícia!

Couve-flor

Eu, particularmente, adoro couve-flor!

É fácil de armazenar, tem antioxidante que livra o fígado de substâncias ruins, além de fibras, potássio e vitaminas C e B6. Por ter um sabor suave, dá pra diversificar bastante na preparação. Salada, gratinada com molho branco, e até arroz de couve flor é uma boa opção se você quer praticidade.

Batata doce

Quem malha não fica sem. É um carboidrato que contém fibras e da energia na medida certa.

Mas se engana quem pensa que só serve se for cozida, e acompanhada de frango.

Se você chegou em casa cansada, coloque uma batata inteira pra assar, corte e recheie com requeijão light ou cottage, e vegetais da sua preferência. Garanto que com fome você não dorme.

Outro modo de preparo interessante é fazer como canapé. Asse rodelas no forno, ou até na torradeira, e recheie com patês variados.

Tapioca

Não tem glúten, é fácil de fazer, e a diversidade de recheios é infinita. O segredo é espalhar a goma na frigideira bem quente, mas se você não consegue fazer sem despedaçar, uma alternativa é a crepioca. 2 colheres se sopa de tapioca e um ovo: você mistura, e coloca na frigideira. Não racha, sai fácil da frigideira e é uma delícia também. Dá pra rechear com opções salgadas ou doces. Delícia!
E você, tem algum truque na manga de refeições rápidas e saudáveis?