Uma em cada dez mulheres no Brasil estão com diabetes. Nos últimos dez anos, o número de pessoas com os diabetes tipo 1 e 2 subiu 61,8% segundo levantamento do Ministério da Saúde. De acordo com especialistas, a obesidade e o sedentarismo são os principais responsáveis pelo desenvolvimento da doença nelas.
O diabetes gestacional, que é uma condição que se manifesta durante a gravidez, acontece em 4% de todas as gestações. A doença normalmente desaparece após o parto, mas aumenta as chances da mulher ter diabetes do tipo 2 no futuro ou desenvolver doenças cardiovasculares.
Para o bebê, representa também um maior risco de diabetes na fase adulta. Além disso, o aumento no nível de glicose no sangue da mamãe faz com que o bebê cresça demais. Crianças grandes têm maior propensão à icterícia, hipoglicemia, problemas respiratórios e ainda tendem a dificultar o parto, levando à necessidade de uma cesariana. Algumas pesquisas ainda apontam que eles podem sofrer obesidade ao longo da vida e desenvolver diabetes na fase adulta.
Confira 5 dicas para se manter saudável durante o diabetes gestacional:
1- Controle a glicemia
O monitoramento dos níveis de açúcar no sangue deve ser contínuo. Em alguns casos, se faz a medição após as refeições. Em outros, no início da manhã e antes das refeições. Hoje em dia já existem sensores eletrônicos que fazem o monitoramento contínuo da glicose da paciente e informam as taxas a cada 5 minutos. Uma das opções do mercado que recomendo é FreeStyle Libre.
Confira aqui artigo completo sobre esse sistema
2- Atenção à alimentação
Além de evitar a ingestão de doces e refrigerantes, a gestante deve substituir os carboidratos simples pelos complexos. Portanto, dê preferência a pães, arroz e massas integrais. Além disso, aumente o consumo de fibras incluindo mais frutas, verduras e legumes em sua dieta.
3- Seja ativa!
Salvo em casos onde os exercícios são contraindicados pelo médico, toda grávida deve fazer atividades físicas. A prática pode trazer muitos benefícios para as mamães, como o controle do peso, melhora da circulação sanguínea, alívio das dores nas costas e aumento da resistência cardiorespiratória. Uma simples caminhada de 10 minutos já pode ter um grande impacto positivo na gestação.
4- Faça pequenas refeições ao longo do dia
Nada de ficar horas sem comer esperando o horário do jantar. Faça lanches leves a cada três horas ao longo do dia. Isso ajuda a equilibrar o nível de açúcar no sangue ao longo do seu dia.
5- Faça check-ups regulares
O diabetes gestacional é fator de risco para outras doenças depois do nascimento do bebê. Por isso, informe seu médico sobre a doença e faça exames regulares.
Mulheres obesas, sedentárias, que engravidaram depois dos 30 anos de idade ou que têm histórico de diabetes gestacional na família, precisam ficar atentas e procurar um nutricionista para fazer uma avaliação. O diagnóstico precoce favorece o controle da doença e minimiza os riscos para a mamãe e o bebê.
Leia mais:
Comentários