CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

Saiba dos riscos da obesidade durante a gravidez

A obesidade é um fator de risco para diversas doenças, como hipertensão, diabetes, entre outras, e ela é ainda mais perigosa durante a gravidez, pois o bebê pode desenvolver diversos problemas, como o peso excessivo ao nascimento e ao longo da vida.

Conheça os principais riscos da obesidade para a saúde da mãe:

– Diabetes Gestacional: Esse é um dos principais problemas relacionado à obesidade. Essa doença se caracteriza pela queda do processamento da glicose, resultando em níveis elevados de açúcar no sangue.

– Aumento da pressão arterial: Com o aumento da pressão arterial, há também uma maior possibilidade de desenvolvimento de pré-eclampsia ou, em casos mais graves, síndrome HELLP.

– Trombose venosa: O excesso de peso associado às alterações hormonais da gravidez aumenta a chance de formação de coágulos, que podem levar ao bloqueio das veias, ou seja, trombose.

– Maior de chances de parto assistido ou cesariana: É comum que as mulheres com peso excessivo necessitem de algum tipo de assistência na hora do parto, sendo frequente o recurso a fórceps ou ventosa e, em casos mais complicados, à cesariana.

Riscos para o bebê:

– Macrossomia: Quando a mãe é obesa, o risco do bebê nascer obeso aumenta consideravelmente e isso, futuramente, também pode desencadear uma obesidade infantil.

– Diabetes e problemas cardíacos: Crianças filhas de mães obesas tem um maior risco de desenvolver essas doenças tanto na infância quanto na vida adulta.

– Malformações congênitas: Há um aumento no risco de malformações do tubo neural em bebês.

Por isso, a manutenção do peso e o combate à obesidade na gravidez são essenciais para promover o bem-estar da mãe e da criança. O acompanhamento com um médico e um nutricionista são fundamentais para a saúde de ambos.