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Aposto que você não sabe a diferença! Na nutrição a gente trabalha com nomenclaturas para grupos de nutrientes que muitas vezes não é compreendida com clareza pela maioria das pessoas. Por isso, resolvi esclarecer para vocês o que são macro e micronutrientes na alimentação.

 

Pode parecer complexo, mas não é. Vamos começar pelos macronutrientes:

 

Macronutrientes

 

Em sua maioria, os macronutrientes são os responsáveis por nos dar energia. Por isso precisamos deles em grande quantidade, já que fornecem 90% do peso seco da dieta e 100% de sua energia. Neste grupo estão os carboidratos, lipídios (gorduras) e proteínas.

 

Os macronutrientes constituem a maior parte na dieta, por isso mesmo, o equilíbrio alimentar depende da proporção ideal entre eles. Abaixo, vou listar os alimentos fontes de cada um:

 

Carboidratos As principais fontes de carboidratos são os pães, as massas, os grãos, vegetais e açúcares.
Lipídeos São ricos em lipídios,  a manteiga, creme de leite, banha, óleo de fígado de bacalhau, toucinho, queijos, carnes, leite integral, gema de ovo, azeitona, óleos, abacate, nozes, chocolate, coco, castanhas, entre outros.
Proteínas Estes nutrientes podem ser encontrados em carne vermelha, peixe, ovos, cereais integrais, leguminosas e leite.

 


Micronutrientes 


Eles são compostos pelas vitaminas e minerais. A principal função dos micronutrientes é facilitar as reações químicas que ocorrem no nosso corpo. As vitaminas são essenciais para o funcionamento do metabolismo e regulação da função celular. Já os minerais são nutrientes importantes para produção de hormônios, a formação de dentes e ossos e a regulação da pressão sanguínea.

 

Onde encontramos?

 

Cada mineral desempenha um papel específico. Vou listar aqui os principais tipos de minerais e alimentos fontes:

 

Cálcio Pode ser encontrado no leite e derivados.
Ferro Abundante em alimentos como carnes, fígado, gema de ovo, feijão e beterraba.
Magnésio Está presente em alimentos como sementes, amendoim, leite e derivados e grãos integrais.
Sódio  Sua principal fonte na alimentação é o sal, mas ele também está presente em alimentos como queijos, carnes processadas, vegetais enlatados e temperos prontos.
Potássio  Está presente em alimentos como iogurte, abacate, banana, amendoim, leite, mamão e batata.
Zinco  As principais fontes de zinco são os alimentos de origem animal como ostra, camarão, e as carnes de vaca, frango, peixe e fígado.

 

No grupo das vitaminas, a vitamina B está presente nos vegetais de folhas verdes. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas. Já as vitaminas A, D, E e K estão no leite, produtos lácteos, óleos vegetais e vegetais de folhas verdes.