CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

As festas de fim de ano tradicionalmente nos convidam para o pecado da gula. Antes da ceia com a família na noite de natal, temos uma maratona de confraternizações entre amigos, colegas de trabalho, da faculdade, da igreja… A agenda é lotada! A minha recomendação para todos os meus seguidores e, principalmente, para as gestantes é: Nada de excessos!

O ideal é que sua rotina alimentar não seja alterada por conta do período de festas. A ingestão de comidas gordurosas e doces em grandes quantidades pode causar mal – estar, indigestão, risco de parto prematuro ou de aborto nas situações mais críticas.

Respeite os horários. Caso você pule uma refeição, retome a rotina imediatamente. O café da manhã é primordial e não deve ser ignorado. No almoço e no jantar consuma alimentos assados, especialmente as carnes que não devem ser consumidas in natura durante a gestação. No caso das aves (peru e frango), retire a camada de pele e gordura. Também escolha os cortes mais magros das carnes vermelhas. Fique atenta à quantidade de sal e demais condimentos industrializados na comida. E preste atenção na procedência e no preparo dos alimentos crus também.

Controle a quantidade de pães, bolos e tortas. Após o jantar, prefira uma refeição leve e aprecie uma pequena porção de sobremesa à base de frutas. Se possível, não coma doces.

Qualquer bebida alcoólica está fora de cogitação! O consumo de álcool pode provocar problemas de desenvolvimento e até a morte do feto! Os sucos naturais e a água de coco são as melhores pedidas.  Que tal substituir o vinho pelo suco de uva integral? Energéticos, refrigerantes e isotônicos não são as melhores bebidas para a saúde de uma mulher grávida. Portanto, evite-os!

Descanso

Durma de 7 a 8 horas por dia e durante o dia tire dois cochilos de até 30 minutos (um período na manhã e outro na parte da tarde). Esse repouso é fundamental para você ter energia para os compromissos. Evite deitar tarde da noite e não realize tarefas fisicamente extenuantes.

Meu consultório está de portas abertas para receber vocês, futuras mamães! Uma boa orientação nutricional vai ajudá-la a ser mais disciplinada nas festas de fim de ano!