CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

Eu sempre reforço que o intestino saudável traz diversos benefícios para o nosso corpo. Seu desequilíbrio afeta, inclusive, a fertilidade. Por isso mesmo, quero chamar a atenção para alguns efeitos negativos de dietas restritivas no funcionamento deste órgão tão importante na regulação do nosso organismo.

Muitas dietas consideradas saudáveis podem afetar em cheio o nosso popular relógio biológico. Sabemos também que o bom funcionamento do sistema digestivo está diretamente ligado ao que comemos. Então, se você ingere grande quantidade de proteínas ou fibras em excesso, por exemplo, esse funcionamento pode ser afetado.

Dietas à base de proteína e gorduras, tanto podem deixar seu intestino preso como causar diarreia. A proteína de origem animal precisa de fibras para auxiliar na digestão e elas, geralmente, são negligenciadas nas dietas mais proteicas.

Por outro lado, as dietas que priorizam as fibras em detrimento do carboidrato também não são garantia de intestino funcionando direitinho. Se a pessoa não acompanhar a dieta com muitos líquidos, o bolo fecal tende a ficar ressecado e difícil de ser expelido. Ou seja, também prende o intestino. 

 

Dietas líquidas também exigem muita atenção. Como você reduz o consumo de sólidos, vai demorar mais tempo para ir ao banheiro, o que pode deixar seu intestino mais preguiçoso. O mesmo vale para alimentação à base de folhas e vegetais.

Por fim, eu gostaria de dizer a todos que decidirem por fazer qualquer tipo de dieta, que meu intuito aqui não é ditar regras e fazer terrorismo. O que eu quero esclarecer é que todo nutriente tem sua função e retirar qualquer um deles sempre vai gerar um efeito. Por isso, nunca faça uma mudança alimentar drástica  sem o acompanhamento de um profissional da nutrição.