Branca, roxa, amarela, vermelha. O que não faltam são opções de cores e tipos para esse tubérculo que caiu no gosto dos brasileiros. E não é para menos, além de saborosa, a batata doce tem propriedades que contribuem para o desenvolvimento de músculos e controle de doenças como diabetes e colesterol.
Produto nativo das Américas do Sul e Central, a batata doce é uma aliada inclusive nas dietas para perda de peso. Rica em vitaminas B1 e C, potássio, fósforo e cálcio, também possui fibras e proteínas que formam um super time de estimulantes para o intestino.
Controle do Diabetes
Por ser um carboidrato complexo, a quebra das moléculas tanto de gordura e açúcar são mais demoradas, assim como a absorção pelo intestino. Isso gera a sensação de saciedade por mais tempo, já que a glicose entra na corrente sanguínea de forma lenta.
Outros benefícios
Além de tudo que mencionamos, é importante dizer que a batata doce também contribui para a redução da gordura abdominal, facilita a digestão, ajuda na prevenção de doenças inflamatórias, é eficiente na prevenção de alguns tipos de câncer, já que tem elementos antioxidantes.
Propriedades são influenciadas pelo modo de preparo
Para preservar todas as características benéficas da batata doce, melhor não fritá-la. O ideal é que seja assada ou cozida. Na hora de cozinhar, jogue-a na panela com casca e tudo, e cozinho no vapor ou com pouca água. Apenas depois de pronta descasque. Isso ajuda preservar os nutrientes. Um outro truque é colocar o alimento diretamente em água fervente e não fria.
Cuidados com excessos
Mesmo sendo benéfica, o consumo exagerado pode contribuir para elevação do peso, já que a batata, como todo carboidrato tem bastante calorias. A ingestão diária recomendada, para uma dieta de 1.200 calorias, é de, no máximo,100 gramas do produto.
Comentários