CONSULTÓRIO: 31 3262-3538

O leite materno é o alimento mais importante que o seu bebê pode ter nos primeiros meses de vida. Ele é ajuda o sistema imunológico, preveni certos tipos de câncer, afastar infecções, evita diarreias, diminui o risco de obesidade, entre outros benefícios.

 

Além do ato de dar de mamar estreitar o vínculo entre mãe e filho e devido ao seu grande valor nutricional, algumas mulheres procuram maneiras de aumentar a produção de leite materno.

Conheça 5 hábitos que podem aumentar a produção de leite materno:

 

1- Tome bastante água:

É importante que as mães quando estão se amamentando se mantenham sempre hidratadas. Recomenda-se que se tome de 3 a 4 litros de água por dia, além de beber um copo de água, chá ou suco antes e depois de dar de mamar.

 

2- Mantenha uma alimentação saudável:

Uma boa alimentação é fundamental para a produção de leite. Então, durante esse período, opte por consumir alimentos saudáveis e bastante frutas, legumes e proteínas.

 

3- Olhe para o bebê durante a amamentação:

Você sabia que olhar para o bebê durante a amamentação ajuda na produção do leite materno? Durante o ato e ao ficar observando a criança, liberam-se mais hormônios na corrente sanguínea e, consequentemente, a quantidade de leite aumenta.

 

4- Equilíbrio emocional:

Um dos fatores que mais comprometem o bem-estar da mulher e, consequentemente, a produção do seu leite é o desequilíbrio emocional. Estresse, ansiedade, cansaço, tensão, dores e preocupações acabam interferindo na liberação do leite. Aliás, o momento de amamentação deve ser calmo.

 

5- Amamente com frequência:

Por dia e, me média, o bebê deve querer mamar de 8 a 12 vezes. As mamadas frequentes e a retirada com bombinha nos intervalos das amamentações podem estimular a produção de mais leite.

 

Por fim, devemos tomar todos os cuidados necessários com a saúde do bebê e da mãe, para que ela consiga amamentar durante o período recomendado e que essa experiência seja boa para ambos. E, além de todas essas dicas, a última recomendação é: sempre que tiver uma dúvida, procure o um profissional para esclarecê-las.