Um dos processos necessários para uma alimentação saudável, é fazer as pazes com a cozinha. Internalizar que esse é o ambiente que vai te proporcionar uma alimentação balanceada, e que isso vai refletir na sua saúde, é fundamental para que você tenha gosto de preparar o seu cardápio.
E para otimizar o seu tempo, existem algumas estratégias que vão te ajudar a espantar a preguiça e parar com desculpas.
Faça um planejamento semanal
Quando você não sabe quais são as suas refeições do dia, fica mais fácil se autosabotar. Se você vai preparar o almoço e já sabe qual vai ser o menu, não tem erro.
Coloque no papel os horários em que você se alimenta, defina o que vai comer em cada refeição, e faça a compra de acordo com seu planejamento.
Se você compra o suficiente para a semana, não tem risco de você comer muito, ou comer besteiras.
Não compre junk foods
“Alguém tira esse pacote de chips de perto de mim”. Quem aí nunca falou essa frase?
Quando temos esses alimentos à mão, certamente em um momento de estresse ou ansiedade você vai correr para eles. Se esses alimentos não estiverem à vista, muito provavelmente você não vai sair de casa para comprá-los. O mesmo vale para outras guloseimas.
Congele os alimentos
Se o seu cardápio da semana já foi definido, dá pra usar o fim de semana para cozinhar os alimentos que podem ser congelados. O ideal é já congelar as porções separadas, assim, você otimiza muito o seu tempo durante a semana.
Fuja do delivery
De preferência, desinstale todos os aplicativos de entrega de comida do seu celular.
Por mais prático que seja, é muito pouco provável que você escolha uma opção saudável, em meio a tantas opções que parecem saborosas, mas que são cheias de sódio e gorduras.
Cozinhar sua própria comida garante que você escolha ingredientes e temperos saudáveis, sem deixar de ser saborosa.
Faça substituições criativas
Se bateu aquela vontade de comer um macarrão, opte pela versão feita de abobrinha, por exemplo. Além de ser muito mais saudável, garanto a vocês que fica uma delícia!
Que tal uma sopa?
São fáceis de preparar, levam legumes, são saborosas e ainda saciam.
Como se não bastasse tudo isso, ainda dá pra deixar tudo cozinhando em fogo baixo enquanto você faz outras coisas.
Convide amigos para jantar
Em um dia que sua rotina não estiver tão pesada, reúna amigos na cozinha para um jantarzinho. Você prepara uma refeição saudável, coloca o papo em dia e nem vê o tempo passar. Dá até para fazer um rodízio: um dia na sua casa, outro na casa dos amigos… assim vocês ganham uma “folga” da cozinha e ainda se divertem.
Tem alguma outra estratégia pra otimizar o tempo na cozinha? Conta pra gente nos comentários!
Comentários